segunda-feira, 7 de julho de 2014

Carta à uma amiga descrente

Minha amiga, quero lhe falar algumas coisas sobre a cirurgia bariátrica. Vem comigo?

Primeiro queria te dizer sobre as indicações para a cirurgia bariátrica:
a) IMC > 40 kg/m2, independentemente da presença de comorbidades.
b)  IMC entre 35 e 40 kg/ m2  na presença de comorbidades.
c) IMC entre 30 e 35 kg/m2 na presença de comorbidades. As doenças precisam ter, obrigatoriamente, a classificação “grave” por um médico especialista na respectiva área da doença. Também é obrigatória a constatação de “intratabilidade clínica da obesidade” por um(a) endocrinologista.

   Quando eu digo IMC > 40, eu estou dizendo “gordo pra caramba” na linguagem informal.
Se sua amiga é gorda, com certeza tem algum motivo. Ou porque come fora de hora, ou porque come demais, ou porque troca uma refeição por fast food, ou porque não faz atividade física... posso passar dias aqui listando, né?
   O que eu acho é que tem gente que não entende que isso é uma doença. Obesidade tem CID (Cadastro Internacional de Doenças). Apesar de ter curo, continua sendo uma doença! Uma doença com tratamento. Dieta regrada e atividade física funcionam para muitos, mas para outros a cirurgia é indicada. O médico só “prescreve” a redução de estômago para pacientes que já tentaram emagrecer por mais de 2 anos. Para a ANS (Associação  Nacional de Saúde Suplementar) esse prazo pode chegar a 5. Vários laudos são necessários... não é fácil a liberação.
   Porque eu estou falando isso tudo? É que sempre que alguém fala que vai operar, os questionamentos e o comentários são os mesmos:
“Mas vc é esganada”
“Ela não pode ver um doce”
“É preguiçosa demais... não vai fazer atividade física”
“Vive de Cheetos e Coca Cola”
“Como salada de fruta, mas só se for com leite condensado!”
“Ela é daquelas que come arroz, batata frita e macarrão no jantar!”
E depois de cada comentário, vinha um “Será que isso vai mudar?”

   Acompanhe meu raciocínio, amiga: a pessoa só é gorda porque faz alguma coisa errada, correto? Nunca se é gordo comendo salada e fazendo academia! Todo gordo tem algum problema ou distúrbio alimentar. Se não, seria magro. E portanto... não teria indicação para a cirurgia. Logo, só tem indicação da cirurgia aqueles que fazem tudo errado por muito tempo e não conseguem sair desse ciclo.
    Nunca saberemos o que será da pessoa depois que ela opera. Daí temos vários casos, desde pessoas que trocam a refeição por fast food e engordam tudo de novo, aos que mudam de vida e viram atletas. Sabe o que eles tem em comum? Eles eram obesos! Sim! Eles viviam de Cheetos e Coca Cola, era preguiçosos, comiam salada de fruta só com leite condensado...

   O que eu estou tentando dizer: não julgue o obeso pelo que ele é hoje. A cirurgia é uma grande oportunidade, uma segunda chance. Se essa nova chance está sendo dada, acredite no seu amigo obeso. Passe energias positivas! Incentive! Abrace essa chance junto com ele. Não diga “mas vc é preguiçoso... não vai adiantar nada!”. Diga “Vamos lá! Vc vai conseguir!”. Conte os dias para a chegada da cirurgia junto com ele. Não deixe de dizer que será difícil, pois será. Mas lembre sempre que ele pode contar com vc para o que der e vier. O convide para uma caminhada num fim de tarde. Leve frutas ou um sanduíche pouco calórico quando vcs forem assistir um filme na sua casa. Ofereça de acompanhar numa consulta com a nutricionista. Apresenta um esporte novo a ele. Tente mostrar que dançar pode ser bem melhor que comer. Dê de presente a ela uma blusa linda M branca e justa.


Tenho certeza que as chances de fracasso da sua amiga vão diminuir demais!

Abraços de quem tem vários amigos que acreditaram que eu conseguiria.









5 comentários:

  1. Oi Carol.. td bem?
    Eu ainda nao operei, estou nos exames pré operatórios... estou numa ansiedade que só.. haha
    Então sobre seu post, eu tenho muito medo de nao conseguir me reeducar... mas estou disposta a lutar e tentar! Vc fez sua cirurgia por plano ou particular?
    Bjss
    Meu Blog: http://aconquistadalili.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. A-DO-REI!!!

    Nada a acrescentar... tuas fotos encerraram com chave de ouro, parabéns!

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá Carol,
    Tem pouco tempo que tomei essa decisão. Cansei de brigar com a balança e minha situação piorou quando engravidei engordei e depois não consegui emagrecer mais.
    Estou na correria dos exames...
    Vamos ver no que vai dar...

    Abraços...Alexandra

    ResponderExcluir
  4. ola!
    estou começando agr a minha saga pra conseguir a bariátrica.
    qualquer dica, será mt bem vinda!
    =)

    ResponderExcluir
  5. Oi Carol... Amei seu texto! Suas palavras descrevem exatamente a realidade de um obeso! Estou com minha cirurgia agendada para abril e estou muito ansiosa, claro. Mas seu blog tem me ajudado tanto que me sinto até mais tranquila. Obrigada pela dedicação e esclarecimento!

    ResponderExcluir