sexta-feira, 29 de março de 2013

Dieta Dukan

Alguém aí já ouviu falar na Dieta Dukan?! É uma dieta baseada na restrição de carboidrato. O nome da dieta é por causa do nome de quem a "lançou" (lançou? inventou? descobriu? estudou? não sei qual a melhor palavra), o Pierre Dukan. A Dieta é conhecida também como a Dieta das Francesas ou popularmente, como dieta das proteínas.
Se vc pesquisar aí na internet, vai encontrar muita coisa a respeito. Mas cuidado, muitos sites se aproveitam do nome da dieta e da fama dela para se promover, e com isso acabam dando informações não tão oficiais e corretas.

A dieta funciona basicamente assim:

Fase 1 - Ataque (PP)
Na Fase de Ataque só se pode comer proteína pura + 1 c. sopa e 1/2 de aveia
Duração: De 1 a 10 dias.
Pode comer a quantidade que quiser! Não precisa passar fome.

Fase 2 - Cruzeiro (PL)
Na Fase de Cruzeiro deverá alternar dias em que come apenas proteína pura e dias de proteína pura e alguns legumes e vegetais. 
Nesta fase deverá atingir o peso desejado.
Duração: 3 dias para cada quilo que você deseja perder.

Fase 3 - Consolidação
A Fase de Consolidação evita que recupere o peso perdido. 
É uma fase muito importante para a eficácia da dieta a longo prazo.
Duração: 5 dias para cada quilo perdido durante a Fase de Cruzeiro.

Fase 4 - Estabilização
Esta é a fase que ajudará a manter seu peso ideal para sempre. 
Regras para toda a vida: 
A fase de Ataque deverá ser feita 1 vez por semana
Não utilize elevadores - ande a pé o mais possível
Tomar 3 colheres de aveia por dia.
Duração: Para sempre.

Outra coisa muito importante pra essa, e pra qualquer dieta, é beber os tais 2 litros de água por dia.

Porque resolvi fazer essa dieta? A dieta é baseada em proteínas e com restrição de carboidrato. Eu preciso de proteínas, então não vi porque não fazê-la. Outra coisa é que estava perdendo pouco peso e queria dar um gás nessa perda, e a dieta promete perder 3 quilos logo na primeira semana.
Fiquei meio pé atrás, mas resolvi tentar, afinar de contas não tinha nada a perder (ou a não perder!). Se perdesse 1 quilo "só" nessa primeira semana, já estaria bem satisfeita.  Li muita coisa sobre, me informei e na fatídica segunda feira comecei a dieta. A primeira semana é proibido qualquer carboidrato! Nada de massas, pães, bolos e farinhas. E nem frutas (que também são carboidratos, sabia?!).
O legal é que se vc dá um Googlada por "receitas Dukan" encontra muita coisa bacana e saudável.  Nessa dieta conheci o tal do farelo de aveia, e me encantei. Nem parece que não é farinha! Mesmo gosto, bem menos calorias e muito mais saudável.

O resumo da ópera é que de segunda até quinta feira, já perdi 1,7kg! Perdi em 4 dias o que perdi no mês passado inteiro. Fantástico, neh? Pretendo seguir as 4 fases da dieta e ver no que vai dar. Vou dando notícia por aqui. 

Não gosto de sugerir que as pessoas façam nada, e o fato de eu estar não quer dizer que vc tenha que fazer. Li muita coisa e vi que a dieta não é indicada para quem tem problemas com colesterol. Então pense bem antes de entrar nessa. Eu estou aliando a dieta a minha reeducação alimentar. A dieta não permite, por exemplo, comer folhas na primeira semana, e essa parte eu não to seguindo da dieta. Continuo comendo minha saladinha diária. Sempre do preferência à carnes magras e continuo comendo meu pouquinho de sempre e nos horários de sempre. Já dieta Dukan não restringe quantidade, vc pode comer a quantidade que quiser.

Quem quiser, me siga no Instagran (@carol_estomagonovidanova). Tenho postado o que to comendo e algumas receitinhas bacanas. 

No mais, deixo vcs com mais um antes e depois meu.
Agora já são 44 quilos perdidos! 


Sorriso honesto de quem fez redução de estômago!




Dando um zoom na foto anterior: repara como o colar de pérolas
ficava antes, e como ele fica agora! Bem mais caidinho...

7 comentários:

  1. Parabéns e continue com o foco na sua meta e tudo dará certo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. será que não era melhro procurar uma nutri? beijocas

    http://30emagrinha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. oie meu nome é Mariana e tenho uma duvida... quais as quantidades, que devo comer em cada refeição em todas as fases.tem uma quantidade de porçoes ou é tudo a vontade?

    ResponderExcluir
  4. Vou começar a dieta na segunda feira e já comprei tudo q preciso p começar. Só q algumas pessoas me questionaram se eu, q fiz a bariátrica ha 6 anos, posso fazer esse tipo de dieta. Vc tb fez ne? Oq vc acha?

    ResponderExcluir

  5. Estou com uma duvida e gostaria de ver se você sebe me responder, esse dieta dukan tem alguma contra indicação?

    ResponderExcluir