sábado, 28 de setembro de 2013

Vigilantes do Peso

Atenção! Essa postagem é da série "quer textos curtos, vá para o Twitter!" hahahahaha


Essa semana aconteceu uma coisa muito curiosa e vou compartilhar com vcs! 
Eu sempre fui gorda e já tentei várias alternativas pra emagrecer antes de chegar a redução de estômago. Quanto eu tinha uns 13 anos comecei a frequentar os Vigilantes do Peso. São reuniões semanais onde são feitas palestras motivacionais e sempre com um tema bacana sobre alimentação saudável. As pessoas se pesam semanalmente e o pessoal dos Vigilantes vão acompanhando seu emagrecimento. Eu frequentei lá junto com a minha mãe em 1998 mais ou menos. Lembro que funcionou muito! Tanto pra mim quanto pra ela. Eu emagreci uns 8 quilos eu acho. Me recordo também que a palestrante falava lá na frente: "Fulana emagreceu 2 quilos!" e todo mundo aplaudia! E aqueles que não emagreciam ou engordavam, não levavam aplausos... pra manter o sigilo, o nome da pessoa nem era falado lá na frente. Mas como eram poucas pessoas (umas 15) por reunião vc acaba vendo quem não foi aplaudida e consequentemente ficava sabendo que aquela pessoa havia engordado (ou mantido o peso). Eis que um dia eu engordei, e não fui aplaudida. Fiquei me sentindo muito humilhada e muito mal. Eu queria que a reunião acabasse logo pra eu poder me esconder em qualquer canto por ter engordado. Claro que existe uma carga dramática aí enorme! Eu tinha apenas 13 anos e não tinha a menor maturidade pra lidar com esse fracasso. A culpa de ter engordado era minha. Mesmo tendo funcionado por algumas semanas, e me feito emagrecer esses 8 quilos, bastou dar errado e eu já desisti.

Porque tô contando isso?!

Minha mãe é obesa e agora está procurando emagrecer (Não... ela não pensa em fazer redução de estômago!). Vi que algumas amigas do trabalho estavam emagrecendo e fui perguntar o que elas estavam fazendo. Adivinha o que responderam? Vigilantes do Peso. 
Achei legal e comentei com a minha mãe e ela animou de ir em uma reunião pra ver como estava o método atual. Resolvi ir com ela nessa primeira reunião.

Achei a palestra bem interessante. Os Vigilantes utilizam atualmente um formato de PróPonto: vc tem uma quantidade definida de pontos que pode consumir e tem uma tabela com o valor de cada alimento. Nessa tabela (que é um livrinho, na verdade) tem todo tipo de comida, desde alface até biscoito recheado. Vc pode comer de tudo, mas tem que ser balanceado. Nessa reunião que fui eles falaram sobre lanches e deram algumas sugestões de receitas. 

Foi tudo lindo, mas quando me dei conta de que eu estava numa reunião dos Vigilantes do Peso me bateu a maior "deprê"! Me senti exatamente como me senti na primeira reunião que engordei, lá em 1998! Sensação de "o que eu tô fazendo aqui?!". Sensação de fracasso total - não me perguntem porque! Junto com as lembranças das reuniões, emagrecimentos e 'engordamentos', veio na minha cabeça tudo que eu passei (e o que eu deixei de passar também) por ser gordinha.

Depois que saí de lá, ainda meio abalada e tristinha, fiquei pensando naquela época da minha adolescência e como eu ficava triste por ser gorda. De tanto pensar, cheguei a conclusão óbvia: o problema não era o método de emagrecimento, e sim eu! 

E parece que me curei do "trauma" que eu tinha com os Vigilantes do Peso e fiz as pazes com essa parte do meu passado. Isso inclui um perdão de mim para mim mesma. Me perdoar por ter sido uma criança frágil e compulsiva, e não ter tido maturidade nenhuma para lidar com isso. O que se esperar de uma menina de 13 anos? Eu precisava de ajuda e acho que não sabia aproveitá-la quando ela aparecia.

Hoje to seguindo um pouco da dieta sugerida pelos Vigilantes, mas não frequento as reuniões. Com isso, tenho ajudado e acompanhado de perto o regime da minha mãe. E é com muito alegria que eu conto pra vcs que ela perdeu 800 gramas na última semana! É muito pouco diante do que ela realmente precisa perder, mas a contagem começa sempre do 0, e não do 20!

A grande novidade é que voltei a emagrecer lindamente! Já se foram 1,5 quilos nos últimos dias e agora já somam 48,5kg a menos! Já posso até dizer "quase 50!" hahaha
Queria agradecer principalmente à Mônica e Roberta, minhas amigas de grampo, que me ouvem diariamente e me dão muita força! Obrigada meninas! Dedico essa perda à vcs! hahahaha

Pra não ficar só um texto enorme, taí uma blusa que já tá virando vestido!





5 comentários:

  1. oi minha linda, já acatei sua sugestão e mudei a ordem dos blogs q sigo... nunca tinha reparado isso, até pq quase não entro na parte visível do meu próprio blog kkkk... e observando isso vi q grande parte dos blogs q sigo já não estão mais sendo atualizados... uma pena, pq fiz muitas amigas por aki...
    Já estou te seguindo no instagram também!!!
    E sobre o vigilantes, eu também frequentei como forma de "mais uma tentativa de emagrecer", acho q ha uns 10 anos, consegui emagrecer 8kg na época, pesava 84kg e fui para 76 em um mês... porém como sempre acontecia, eu abandonei e voltei a engordar srsr... bjsss Carolzita, vc está linda!!!

    ResponderExcluir
  2. Muito bacana seu blog.
    Minha cirurgia esta marcada para 25.10.2013.
    Se puder visitar meu blog: http://oladobdabariatrica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu fiz vigilantes do peso...de todas as tentativas, foi a melhor, só que no meu caso não resolveu meu problema...rrsrs

    ResponderExcluir
  4. preciso dizer o quanto eu te admiro??? e tenho orgulho de vc????

    ResponderExcluir
  5. Muito legal seu post,e ainda bem que hoje não existe mais essa exposição da pessoa. Na reunião que eu frequentava e voltarei em março,a balança fica de uma forma estratégica para as outras pessoas não verem seu peso,e se você engorda sempre recebe uma palavra de incentivo e em tom de voz baixo.O método é sensacional e foi o único que funcionou de verdade comigo.

    ResponderExcluir