sábado, 30 de março de 2013

Mais um pouco sobre a Dieta Dukan

Fui um pouco bombardeada no Face sobre a dieta Dukan. Muitos com 7 pedras nas mãos claramente julgando sem nenhum conhecimento; outros apoiando e alguns dando conselhos e mais informações sobre as consequências da tal dieta.
Algumas informações foram realmente importantes, e realmente me fazem pensar melhor na dieta.
Mas infelizmente, acho que alguns nem leram minha postagem. Falaram coisas que eu coloquei no texto e até mesmo justifiquei. Devem ter lido o título,  primeiro parágrafo e já saíram por aí tirando conclusões precipitadas. Uma pena!
Não estou aqui pra defender nenhuma dieta nem ninguém. Longe disso. Estou fazendo, tenho meus motivos e estou satisfeita. Não só com a perda de peso, mas também com as receitas saudáveis que estou aprendendo. 

Independentemente de vc estar seguindo essa dieta, aconselho a entrar no site Dieta Dukan Receitas e experimentar as maravilhas que tem por lá! Muitas receitas bacanas e saudáveis.

Nem tudo são flores?! Não. Se vc pesquisar pela internet sobre cirurgia bariátrica, vai encontrar inúmeros casos de pessoas que engordaram depois da cirurgia, que tiveram sérios problemas de saúde, queda de cabelo e etc. Tudo na vida tem uma consequência e isso é bem óbvio e claro pra mim. Mas vai encontrar também pessoas que mudaram de vida e estão felizes com os resultados da bariátrica. 

A Dieta Dukan não tem surtido nenhum efeito de fadiga, cansaço ou câimbras. Meu intestino tem funcionado normalmente também. A princípio, tudo certo.
Ainda fazendo um paralelo com a gastroplastia, quanta gente vc conhece que fez redução de estômago e teve tonteiras, desmaios ou hipoglicemia na fase de dieta líquida?! ;) Eu não senti nadinha!

Outra coisa é que a dieta propõe um número limitado de dias para vc não comer carboidratos ou restringi-lo de alguma forma. São  apenas 5 dias de proteína pura. Cinco dias em que não se pode consumir nada além de proteína. Essa fase é chamada de Ataque. 
Depois disso, na fase chamada Cruzeiro, insere-se os legumes e vegetais. Decidi que essa fase pra mim vai durar mais 6 dias. 
A próxima fase é a Consolidação: frutas, verduras, pães, feijão... tudo de volta ao normal. 

Então resumindo, serão apenas 5 dias só comendo proteína e apenas 11 dias sem carboidratos. Achei bem razoável esses números, ainda mais pra mim que sou gastroplastizada. Minha dieta já era rica em proteína desde que operei, e agora isso só se intensificou. 

Outra informação relevante, é que o Dr. Pierre Dukan é médico e especialista em nutrição e reeducação alimentar. 
.
Vale a pena ver a entrevista que o Dr. Dukan deu aqui no Brasil. (Clique na imagem para assistir)


A princípio, continuo a dieta. Mas informações são sempre muito bem vindas. Fiquem a vontade! 

7 comentários:

  1. (Então resumindo, serão apenas 5 dias só comendo proteína e apenas 11 dias sem carboidratos)...


    Não é sem ''carboidratos''(porq no leite desn, no queijo light e no iogurte desn e nos farelos, amido, legumes, etc...tem carboidrato, o correto seria: baixo consumo de carboidrato(o suficiente para ter energia) nunca tive tontura ou fraqueza nesta dieta, me alimento bem e não passo fome, ate passo vontade mas fome nunca.

    Então, se ele não restringe a quantidade em seus livros, significa que não limita uma quantidade mínima por dia. Dos alimentos permitidos pode-se comer livremente. A unica ressalva do livro é quanto a gordura, em que ele determina que seja 0%, mas que aqui no brasil teve que ser adaptado pela quase total ausência desses produtos do mercado(ache o queijo light por exemplo com o menor teor de gordura q puder achar.

    Um pote de iogurte desnatado 0% tem 12g de carboidrato e pode ser consumido quase à vontade (não ultrapassando o limite de 1k/1 litro de laticinios).

    Então como pode perceber se vce tomar 3 iogurtes por dia terá consumido só ai 36g de carboidratos, fora outras coisas q consumir no dia.

    Espero q vce possa fazer a correção disso é de suma importância p quem le e quer começar essa dieta q pra mim tem sido a melhor opção.

    ResponderExcluir
  2. Ainda fazendo um paralelo com a gastroplastia, quanta gente vc conhece que fez redução de estômago e teve tonteiras, desmaios ou hipoglicemia na fase de dieta líquida?! ;) Eu não senti nadinha!


    Meu padrasto fez e teve tonteiras, depois de + de 20 anos sem beber uma gota de alcool voltou com tdo, a compulsão por comida ele transferiu p bebida, assim como outras pessoas q conheço q nem bebiam passou a beber e muito.

    hje 4anos depois da cirurgia ele ainda engasga com a comida e ganhou alguns kg, não adianta, mesmo quem faz cirurgia tem q seguir uma dieta+exercício, para o resto da vida, milagre pra obeso não existe é vigiar sempre.

    ResponderExcluir
  3. Eu estou emagrecendo sem remédio(já tomei anos atras por pura falta de esclarecimento, meu peso dobrou depois e sem cirurgia(essa acho q só em último caso faria)+ admiro a coragem de quem faz.

    Estou na dieta dukan e ja emagreci 20kg em 3 meses, faço uma adaptaçao, os 2 primeiros meses fiz a risca.

    No 3 mês de dieta eu tva sentindo muita falta de fruta, então por conta e risco comecei a comer uma porção peq de fruta, as menos doces, 1 porção de fruta 2x na semana, não alterou em nda meu peso, eu continuo emagrecendo da mesma forma q antes, não emagreço 1kg por semana como a maioria, é sempre gramas, as vezes despenca 2kg de uma vez, por conta do hipotiroidismo, minha perda é mais lenta, agora q o organismo se acostumou com a dieta, mesmo eu caminhando tdos os dias, + não tenho pressa, continuando direitinho o ponteiro sempre baixa, já passei anos gorda e agora posso me dar o prazer de fazer sem neura ou pressões, faltam só 5kg p chegar na minha meta.

    Boa sorte a todos.

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde , estou preste a fazer esta cirurgia ,mas estou com receio, apesar de conhecer Dr André Augusto,vi que ficou muito bom ,que Deus te abençoes

    ResponderExcluir
  5. Eu estou fazendo a dieta Dukan a 3 semanas e estou sentindo uns efeitos colaterais sim. Sinto um gosto amargo horrível na boca, começaram as cãibras, dores ee cabeça na parte frontal, fadiga, porém intestino ok.
    Perdi peso sim, mas fico preocupada em não consumir ferro e outras vitaminas por muito tempo.

    ResponderExcluir
  6. Alguém sabe se quem faz redução de estomago e volta engordar pode fazer a dieta dukan ?

    ResponderExcluir
  7. Carol fiz redução a 6 anos atraz estava com 150kls perdi 50kls engravidei e engordei 20kls hj estou c 120kls e gostaria de fzr essa dieta Dukan tenho medo de me dar muita fraqueza falta de vitamina...quando vc fez passou por algum medico? Se passou oque eles falaram? Me ajuda por favor!!! Obg!

    ResponderExcluir