sábado, 28 de abril de 2012

Sem prazer, por favor!


Tenho falado muito que perdi o prazer em comer.
E é verdade! Primeiro porque minha cabeça ainda é de gordo, e por isso ainda tenho algumas vontades como comer um prato bem cheio de arroz, feijão e farofa, comer 3 bifes a parmegiana com bastante queijo, tomar um copo de suco numa golada só... essas 'gordices'.
Me peguei ontem, jantando na casa da minha mãe, me servindo de arroz, feijão, ervilha, farofa e linguiça. Ufa! Quanta coisa! Por mais que eu tenha colocado pouco no prato, juntar um pouquinho disso tudo virou um prato grande. Lógico que eu não consegui comer tudo. O arroz, a farofa e o prazer ficaram no prato. Terminei de comer com vontade de comer mais.

Normal! Minha cabeça ainda está passando por esse processo de mudança... Uma hora essas vontades vão passar ou, se não passarem, vou lidar cada vez melhor com elas.

Mas aí vem umas perguntas: quem disse que comer tem que ser sinônimo de prazer? Pra que você come?

Estamos acostumados a isso. Comer por prazer. Mas está errado.
Temos que comer para suprir as necessidades do nosso organismo.

Claro que, se puder, vamos juntar o útil ao agradável e comer o que achamos gostoso ou o que estamos com vontade de comer naquele momento, tudo bem!

A cirurgia ativou certos pensamentos em mim. Tenho pouco espaço e preciso aproveita-lo ao máximo com alimentos que meu organismo precisa. Nâo posso me dar ao luxo de comer o que eu quero, mas sim o que preciso.
Pra quem não é operado, vale a mesma coisa. As necessidades são apenas diferentes, mas elas não deixam de existir.

2 comentários:

  1. Ei Carol, to te acompanhando por aqui, to adorando!Acho super bacana, tenho a impressao de te conhecer um pouco mais e de estar mais proxima! Nada melhor e mais pratico qdo se esta tao longe! lol
    Mas costumo ser uma acompanhante bem silenciosa.
    Hj decidi escrever pq queria questionar o q vc escreveu, e te pedir pra observar a sua relaçao de prazer com a comida.
    To me baseando em mim, rs. Qdo volto a comer coisas saudaveis, em menos proporçao, frescas, com poucas toxinas e nutritivas, sinto muito prazer, principalmente um prazer mais prolongado, nao tao imediato qto o q sinto qdo como no mcdonalds.
    O bem estar provocado por essa alimentaçao é muito maior e consequentemente mais prazeroso, e qto mais eu como coisas saudaveis, mais minha percepçao vai aumentando.
    Além disso fiquei curiosa, me pra saber se essa relaçao e se seu paladar nao vai mudar.
    Um grande abraço,
    Dani

    ResponderExcluir
  2. Carol, que coisa louca. Antes de conhecer o Julio, eu pensava como magra, e pesava 49kg (lembra?). Nossa, eu era um palito (outro dia estava vendo umas fotos - que horror...!!!).
    Bem, agora eu penso quase como "gorda", no sentido de ter prazer quando comer. Digo quase, pois, em algumas ocasiões (principalmente quando não tem carne - carnívora assumida), consigo controlar bem a quantidade.
    Diante disso, engordei 24kg (mas não espalha...rsrsr). E acho que foi tudo para a barriga e a bunda...kkkkkk
    Estou muito feliz com seu progresso e doida para te ver.
    Beijos.
    Paula.

    ResponderExcluir