quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Bariátrica x Doação de Sangue


Li uma pergunta em um dos grupos do Facebook sobre gastroplastia que eu participo, sobre doação de sangue. A pessoa perguntava se pacientes que fizeram redução de estômago estariam aptos a doar sangue.
Eu realmente nunca havia pensado nisso. Será que podemos doar sangue?

Entrei no site do Hemominas para pesquisar um pouco mais sobre o assunto. Encontrei uma listagem sobre as condições para doar sangue, e nela diz:

Gastrectomia total e subtotal (incluindo cirurgia bariátrica e colocação do anel): Inaptidão definitiva.


Isso é, não podemos doar sangue nunca mais... é pro resto da vida!


Conheço uma pessoa que trabalha lá no Hemominas e resolvi perguntar o porque. Foi dito o seguinte:
Temos uma séria tendência a ter anemia. Doando sangue, mesmo não sendo anêmica, podemos desencadear uma anemia e precisar, inclusive,de uma transfusão de sangue.

Sério isso, não é? Então pessoal: doar sangue nunca mais!

Atualizado:
Postaram em um dos grupo dizendo que em alguns hemocentros, dependendo da técnica da cirurgia utilizada, é possível doar sangue sim! Então procure essa informação com seu médico e no hemocentro da dua cidade. A Renata Maciel da Rosa disse que fez pela técnica sleeve, e ela pode doar sangue depois de 1 ano! Obrigada Renata por ter compartilhado essa informação!

22 comentários:

  1. Que legal vc postar essa informação! Eu já imaginava que não podemos mais doar, mas não tinha certeza e tive preguiça de pesquisar, rsrsrs Valeu! Eu tb tinha essa dúvida! Bjss

    ResponderExcluir
  2. Ué Carol, tanto meu médico como minha nutri afirmaram q eu poderia doar normalmente, sou doadora ha anos, inclusive a unicamp vive me ligando pq meu sangue é A- e quase não existem doadores assim... vou me informar melhor, bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na UNICAMP nao me aceitam mais...tbm doava la... se conseguir me avisa...karlapabla@gmail.com

      Excluir
    2. Oi Danielle Queiroz, VC postou em 2012, VC conseguiu doar? TB fiz pariatrica, e tenho sangue A -, queria muito doar...

      Excluir
    3. Eu não sabia, doei sangue, e estou passando por período difÍcil de fraqueza total,talvez até precise repor este sangue.

      Excluir
  3. Oi Carol!
    Obrigada pela atualização informando que dependendo da técnica realizada (como a Sleeve), alguns gastroplastizados ainda podem doar!!
    Acompanho sempre seu blog e suas conquistas! Parabéns!
    Bjoss

    ResponderExcluir
  4. Oi Carol!
    Obrigada pela atualização informando que dependendo da técnica realizada (como a Sleeve) ainda podemos doar!!
    Acompanho sempre seu blog e suas conquistas! Parabéns!
    Bjoss

    ResponderExcluir
  5. Eu fiz bariatrica!!!! Depois de 4 anos doei!!! E quase morri!!! Minha pressão foi a 7/4

    ResponderExcluir
  6. Eu fiz bariatrica!!!! Depois de 4 anos doei!!! E quase morri!!! Minha pressão foi a 7/4

    ResponderExcluir
  7. Doei depois de 1 ano e 5 meses.Na triagem não me perguntaram nada e eu tb não lembrei de mencionar. No mês, seguinte fui fazer exames de rotina e estava com anemia. Coincidência?

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pelo assunto, fiquei triste pois queria doar, mas não posso e fui bem esclarecida com essas informações.

    ResponderExcluir
  9. Doei sangue e não sabia que nunca mais poderíamos doar. Fiz a técnica bypass. Recebi uma cartinha p comparecer ao Bco de sangue p orientação e esclarecimento. To c.medo do resultado

    ResponderExcluir
  10. É verdade sim. Gastroplastizados, não podem mais doar sangue. Descobri isso há pouco dias. Fui a um hemocentro lá me foi dito que é uma norma médica. Tenho 3 anos de cirurgia. Enfim, fiquei triste por não poder doar. Mas continuo alegre por ter perdido 42 quilos, e mesmo após 3 anos ainda uso o mesmo número... só alegria mesmo! Aurélio Pontes - fortaleza- CE. aurelio.pontes@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. Doei dois anos depois da cirurgia, nunca tive anemia, desde nova sempre fiz doação mas nunca lembrei de perguntar para o médico sobre esse assunto.

    ResponderExcluir
  12. que pena, precisava tanto ganhar um dia de serviço!!!

    ResponderExcluir
  13. Fiz minha bariátrica,estava com 130 kilos emagreci 83 kilos e meio chegando a 43 kilos fiquei muito magra um pouco agora está com 65 fiz abdominoplastia emagrecendo 5 kilos chegando em meu peso que sonhava.Semprw faço exames e está tudo bem comigo sem anemia e nada de errado.Gostaria de saber se poderia doar pois o meu tipo é o universal e está em falta.Alguem me diz se com boa saúde posso tentar doar.

    ResponderExcluir
  14. Não pode não!!!
    Visite o site do Ministério da saúde, lá diz que não, médicos que liberam estão mal informados!

    ResponderExcluir
  15. Eu sou fiz bariátrica há 5 anos e doo normalmente. Deixe de doar apenas em ocasiões de cirurgias, realizei cirurgias de joelhos e plástica depois da bariátrica, fiquei 6 meses sem doar por causa delas. Mas estes são intervalos normais para quem faz cirurgias. Doei dia 01-11-2016 e fiz exames dia 10-11-2016, tudo ok, ferro alto, ferritina alta e transferrina também. Vou doar novamente dia 10-02-2017.
    Tudo depende das condições de saúde do paciente que fez bariátrica, eu tenho níveis de ferro, ferritina e transferrina ótimos.

    ResponderExcluir
  16. Muito triste com essa informação !

    ResponderExcluir
  17. Fiz a cirurgia em abril de 2016 e passei de 127 kg para 87 kg, seis após o processo fiz a doação pois minha nutricionista não deu qualquer contra indicação para emu caso. Este ano já fiz mais 2 doações: março e ontem - 24/08 e não tive nenhum tipo de desequilíbrio, até porque antes de doar eles fazem uma checagem para verificar se você está anêmico.
    Sempre doei para ajudar ao próximo, e já recebi sangue após um evento há alguns anos por conta de uma diverticulite.

    ResponderExcluir
  18. Eu sou bariatricada há 6 ano e meio, tenho níveis de ferro, ferritina e transferrina excelente, B12 sempre perto de 800. Doo sangue normalmente, antes faço exame de sangue para verificar estes marcadores, e depois de 1 mês faço os exames novamente para ver se baixaram. Minha alimentação lowcarb rica em ferro e B12 colabora para isto.

    ResponderExcluir